Em Chamas de Suzanne Collins








Título: Em Chamas
Autor: Suzanne Collins
Paginas: 413
Editora: Rocco
Gênero: Distopia, Romance Jovem/Adulto.
Classificação:



Sinopse:

Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem. Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia, Em chamas é o segundo volume da bem-sucedida trilogia iniciada com Jogos vorazes, mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos. Com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos e por 130 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times, a trilogia assinada por Suzanne Collins ganhará adaptação para o cinema, com estreia prevista para março de 2012. Katniss e Peeta deveriam estar felizes. Afinal de contas, eles ganharam para si e para suas famílias uma vida de segurança e fartura. Mas há rumores de rebelião entre os distritos, e Katniss e Peeta, para seu horror, são a face da rebelião. A Capital está com raiva. A Capital quer vingança.

Sei que a minha opinião é bem diferente da maioria que leu a série, mas este livro eu achei extremamente chato e cansativo, adorei o primeiro livro e fui com a corda toda para ler este e não foi o que eu realmente esperava, fique mais de um mês enrolando com ele na mão e passando outros na sua frente, li ele na base do vai ou racha.

Com a chegada de Katniss e Peeta ao distrito 12 , vem também toda a imprensa e assim como no
primeiro livro ele tem que se mostrar o casal mais romanticamente apaixonados da face da terra na frente das câmeras.
Eles tentam voltar a normalidade, mas nada mais será como antes. O presidente manda mudar a guarda que comanda o distrito com regras e leis mais duras, dificulta a vida de todos , principalmente de Gale e Katniss. (particularmente não gosto muito de triângulos amorosos, mesmo assim, achei que este ia ser interessante, mas acho que me enganei).

Ketniss fica mais da metade do livro em sua eterna indecisão de, o que devo fazer ou com quem devo ficar mas no geral nada acontece verdadeiramente com o triangulo amoroso em si... (uma lenga lenga só).
O clima que está no ar é de revolta e de rebeliões nos distritos, e para Katniss tudo começa com uma ameaça feita contra as pessoas que ela ama, e nas barbaridades que ela vê quando faz a viagem dos vitoriosos nos outros distritos com Peeta e Haymitch.
Então começa uma serie de planos que não dão certo gerando muita frustração e para piorar tem a escolha dos novos tributos.
A escolha agora é para o Massacre Quaternário, que é uma edição que acontece a cada 25 anos, onde é escolhido quatro ao invés de dois tributos. Mas este tem uma surpresa não muito agradável neste ano.
A arena foi a parte que mais gostei da historia, muito bem elaborada ( acho que mais cruel também).

Apesar do livro não tem me agradado como um todo, achei o final interessante e me surpreendeu, tenho agora que ler Esperança para ver se vou gostar do fim que a Suzanne Collins vai dar a série.
Agora chega , já falei muito, pois acho que se contar mais coisas vou acabar soltando spoiler , se é que já não soltei....

Jogos Vorazes (resenha)

Trechos:
"- Ninguém precisa realmente de mim. - diz ele, e não há nenhuma autopiedade na voz dele. É verdade que a família não precisa dele. Eles sentirão a sua morte, assim como um punhado de amigos. Mas continuarão com suas vidas. Até mesmo Haymitch, com ajuda de uma grande quantidade de aguardente branca, seguirá com sua vida. Percebo que apenas uma pessoa ficará irreversivelmente devastada pela morte de Peeta. Eu. - Eu preciso. Eu preciso de você."
"-Sozinha na cozinha com Gale, eu me sento no banquinho de Hazelle e seguro a mão dele. Depois de um tempo, meus dedos acham seu rosto. Toco partes dele que jamais tive motivos para tocar antes. Suas densas e escuras sobrancelhas, a curva da bochecha, a linha do nariz, a nuca. Percorro o desenho da barbicha em seu queixo e finalmente sigo em direção a seus lábios. Suaves e grossos, ligeiramente rachados. Sua respiração aquece a minha pele enregelada."
 "-Seguro a pérola na palma da minha mão e examino sua superfície iridescente à luz do sol. Sim, vou ficar com ela. Pelas poucas horas que me restam de vida, vou ficar com ela bem grudada em mim. Este último presente de Peeta. O único que realmente posso aceitar. Talvez ela me dê força nos momentos finais."
“Porque, às vezes, acontecem coisas com as pessoas com as quais elas não estão preparadas para lidar.”
“Havia momentos em que eu francamente não sabia o que sentia por ele. E, na verdade, ainda não sei.”
Trailer do filme

38 comentários:

  1. Estou doida para ler a série e espero gostar desse segundo volume como a maioria do pessoal. rs
    Mas achei a sua opinião muito relevante, não tinha visto ninguém comentar estes pontos. Sempre só elogios. E concordo que a indecisão "eterna" da personagem deve ser muito irritante mesmo. rs
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana
      Leia sim, não se baseie na minha resenha esta é a minha opinião e com certeza o que não agrada a mim ,você pode achar ótimo. Espero que tenha uma boa leitura.
      Bjs

      Excluir
  2. Oi Adriana. Como é interessante saber que um mesmo livro causa reações diferentes nas pessoas. Esse realmente foi o meu livro preferido por conter mais ação e um tanto de crueldade a mais que o livro anterior, porém sem ser tão extremista quanto o último livro. A Katniss está uma chata e indecisa nessa história (querendo se fazer de mártir para salvar Peeta) mas devido aos outros personagens, deixei isso como plano de fundo. Espero que goste de "A Esperança" por que para mim não foi lá essas coisas. rsrs. Abraços!

    De Frente com os Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clóvis
      É exatamente isso que eu acho, como o mesmo livro pode causar tantas reações e opiniões diferentes, Já estou lendo Esperança e espero gostar....
      Bjs

      Excluir
  3. Poxa, esse foi o livro que eu mais gostei da serie. a decepção que voe teve com em chamas, eu tive com esperança!
    É fato que eu esperava muito, muito mais desse triângulo amoroso, e não gostei da escolha dela - acho que sou a única que preferia o Gale.
    E a arena.. nossa. foi cruel de mais! Eu estou muito ansiosa para saber como eles vao retratar isso no cinema.
    Espero que você goste mais de o terceiro livro do que eu rs

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi DreehLeal
      Já escutei muito isso e a minha "esperança" é que como não gostei muito deste , que Esperança me agrade mais. Mas no geral acho que vou gostar da trilogia.
      Bjs.

      Excluir
  4. Ainda não li nenhum livro dessa série e confesso que nunca tive interesse. Não gosto do gênero, então apesar dos constantes elogios que leio a respeito dela, acho que nunca lerei, afinal é uma série, não é tão fácil acompanhar se não gostamos tanto. Poucas vezes eu vi uma resenha não tão positiva como a sua pra qualquer livro da série, então agora eu fiquei menos em dúvida quanto ao fato de estar perdendo algo por não ler a série, minha consciência está mais tranquila, hehe. ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tainara
      Poxa que pena não fazer o seu gênero, pois acho que no geral a trilogia vai acabar sendo bem legal, afinal toda serie tem seus autos e baixos.
      Bjs.

      Excluir
  5. A maioria acha esse livro o melhor mesmo, mas eu tbm não gostei muito, acho que pelo fato de já saber um grande spoiler que peguei pq fui ler uma resenha antes de ler esse livro, mas enfim, fazer o que né?! O final foi bem bacana mesmo, deixou uma brecha pra A Esperança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela
      Já sei muito spoiler de Esperança, mas na realidade foi isso que me animou mais para ler, e que bom alguém que compartilha da minha opinião. Realmente gostei muito do final.
      Bjs

      Excluir
  6. Chato? Oo
    Tá, até babei agora, porque comigo foi um desespero que só. De novo! Jogos Vorazes foi demais, mas Em chamas? Saia lascando fogo pelas páginas, lendo no desespero pra saber mais! Não achei nada de chato nele, chato foi o ultimo, que ficou meio sem noção....E nem assim acho chato, porque é bom. Nossa, dá pra entender isso? xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane
      Como disse no inicio da resenha , sei que minha opinião é diferente da maioria, acho que é uma questão de ponto de vista ,mas que bom que você gostou.
      Bjs

      Excluir
  7. Eu acredito que se você não gostou de "Em Chamas" vai simplesmente odiar Esperança que na minha opinião foi o pior livro da serie, a escritora teve tudo para terminar o livro da melhor maneira possível contudo depois muito a desejar na conclusão da trilogia. O que eu mais gostei de Em Chamas também foi a arena, fora isso, é pura insegurança por parte de Katniss, que a autora fez questão de ressalta-la no próximo livro. Já "Esperança" a história é puramente uma visão técnica sobre as revoltas e o lenga lenga deste triangulo amoroso. De todas as series que já li está foi que mais me decepcionou em razão do final e é totalmente sem noção.
    Gostei muito da sua resenha,até hoje foi a única que falou a verdade sobre o livro visto que todos só fizeram elogios e esqueceram de assinalar os pontos fracos do mesmo.

    Beijos!

    http://pocketlibro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia
      Acho que no nosso blog agente tem que colocar a nossa opinião verdadeira sobre os livros que lemos, e temos que dizer sim nossa real alegria ou total decepção com os livros que lemos. E não fazer uma propaganda enganosa de um livro que não gostamos e dizemos que gostamos. Aqui coloquei tudo que senti quando li o livro. E me desculpe quem gostou do livro mas esta é a minha real opinião. Também detesto quando uma série me decepciona, mas ainda não perdi as esperanças com o livro "Esperança".
      Mas se eu não gostar dele, com certeza minha resenha sobre ele também será negativa. Fazer o que né.
      Bjs

      Excluir
  8. Sou louca para ler toda essa série
    Mas ainda não tive oportunidade

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    eu achei esse livro o melhor da série. O terceiro eu detestei. Espero que goste :D

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa
      Opiniões diferente , que legal..
      Pois estou lendo o terceiro e por enquanto gostando muito.Bjs

      Excluir
  10. Não acompanho essa série, mas já li algumas resenhas e a maioria gostou bastante desse volume.

    ResponderExcluir
  11. Eu também não gostei muito desse livro, acho que fiquei uns 3 meses lendo ele. A primeira parte é muita enrolação, só quando eles vão para a arena que a coisa começa a ficar interessante. Já comecei o terceiro, mas parei pq estava chato também, pretendo terminar, mas não sei quando.

    ResponderExcluir
  12. Oi Naty
    Eu devo ser bem do contra mesmo kkk, pois estou lendo o terceiro e por enquanto não tenho tanto do que reclamar...
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Vixe!

    Eu li bem rápido, mas Em chamas não é o meu preferido da trilogia. Ainda gosto mais do primeiro por conta de toda a novidade em torno da distopia, do mundo criado pela Suzanne. Se você demorou com esse, acho que demorará mais ainda com A Esperança. Dos três, foi o que mais demorei para ler.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tiago
      Tambem gostei muito do primeiro , mas estou lendo o terceiro ( até que rápido)e por enquanto gostando muito. Espero gostar ainda mais.
      #soudocontra kkkk.
      Bjs

      Excluir
  14. FIIIIIIIINALMENTE!
    ALGUEM!
    QUE!
    CONCORDA!
    COMIGO!
    HUAHUAHUAHAUAUHAUAUHAUUAUHA
    Esse é o que menos gostei da trilogia...
    Ok que eu não sou fã de Jogos Vorazes desde cara, mas esperava que nesse segundo tivesse mais revolução coisa e tal, e aí de repente...
    puft, jogos vorazes 2. FIquei total revoltada...
    Só gostei do final!
    hahaha
    Beijinhos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula
      Pelo que estou vendo este será mesmo o que vou gostei menos kkk, mas toda serie tem seus autos e baixos, o final é muito bom mesmo.
      Bjs

      Excluir
  15. Oi Adriana!
    Bom, eu ainda não li Jogos Vorazes, mas graças à você terei essa oportunidade *-* Já assisti ao filme, e inclusive gostei muuuito, e não consigo acreditar que a Suzanne deixou o triângulo amoroso de lado.. Tipo, não gosto muito de triângulos, mas esse (pelo menos no filme), foi muito bem construído e tinha muita coisa pra rolar ainda! Espero que isso mude em Esperança né?

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stefani, sinceramente só lendo para saber se vai gostar ou não. Vi o filme e meu ponto de vista na hora de ler o livro mudou muito. Em Chamas pra mim não foi legal e estou lendo (devorando) Esperança e estou amando,e muita gente não gostou , espero que goste de todos, e que bom saber que gostou do livro que ganhou aqui do blog.
      Bjs

      Excluir
  16. Eu acho que é difícil escolher entre os livros da trilogia, mas confesso que tenho uma queda maior pelo Em Chamas.
    E como em Jogos Vorazes, não conseguia parar de ler pra saber o que viria depois. Apaixonada por todos personagens, tinha hora que me pegava torcendo por Gale e outras por Peeta, meu favorito.
    Pena que você não tenha gostado tanto :/
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela
      O fato de não ter gostado desse ,não significa que não gostei da serie , pelo contrario estou adorando, toda serie tem um livro que agrada menos, e no meu caso foi este aqui. Bjs

      Excluir
  17. Sem dúvida esse é o MELHOR livro da série Inteira . Muita ação , muita história pra contar e MOOORTES *_*
    Nao gostei do desfecho da série que achei que poderia ter acabado por aí :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suh
      Confesso que estou gostando mais de Esperança, do que de Em Chamas....(que para mim tem tudo isso ação, historia e MOOOOrtes kkk) Bjs

      Excluir
  18. Adorei Em Chamas e gosto de A Esperança também ^3^ Eu daria 5 estrelas hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia
      Pra Esperança acho que também daria cinco estrelas kkk, esta me agradando mais.Bjs

      Excluir
  19. Estou doida para ler essa série! Sua resenha foi a primeira que vi com menos de 5 estrelas. bjs

    ResponderExcluir
  20. Então, sou suspeita para falar porque gosto muito dessa série. Meu preferido é o primeiro, mas gostei bastante do segundo. Na verdade, para mim ele fica palho-a-palho com Jogos Vorazes. Não sei se como li os três livros seguidos possa ter influenciado.

    ResponderExcluir
  21. Da série o meu preferido é Em Chamas, acho que ele tem mais ação do que os outros dois pois é o começo da revolta e também pelo que acontece na arena.
    Na verdade fiquei um pouco decepcionada com o romance da saga. Preferia Gale, mas ele era um pouco frio e o Peeta era meloso demais!
    Outra decepção foi o começo de Esperança, achei muito lento. Sei que é justificável, mas foi um pouco tedioso pra mim.
    Gostei muito das críticas em relação a até que ponto o ser humano pode chegar pra conseguir e para manter o poder, por isso ainda quero compra os livros e relê-los.

    ResponderExcluir
  22. Oi Adriana!!
    Nossa, dei somente uma passadinha de olho na sua resenha...
    Li Jogos Vorazes e amei demais, Em Chamas será uma das minhas próximas leituras, e estou bem curiosa para saber a continuação.
    Bjuss

    ResponderExcluir
  23. Oi, Adriana!
    Desculpe o sumiço. Mas o meu tempo ultimamente está mesmo muito corrido! ):
    Já estava com saudades de aparecer por aqui! ^^ hehe
    Bom, com relação a série Jogos Vorazes... eu confesso que não tenho vontade de ler, sabe? Sei lá, acho que talvez não faça meu estilo ou posso estar enganada, né? Encontrei esses dias todos os volumes na biblioteca e estou pensando em começar a ler para realmente descobrir se posso gostar!

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  24. Para mim ''Em Chamas'' também foi bem difícil de terminar a leitura. Como você citou ''lenga lenga'' o livro todo e quando parecia que iria acontecer algo, não acontecia nada de mais.
    Adoro a série e tinha esperança de que não me arrependeria em ler o terceiro livro. Li e gostei bem mais do que o segundo (mesmo não sendo o que eu esperava (é digo isso mas para um lado negativo do que positivo), mas mesmo assim, gosto da série.
    Eu também achei a ideia dessa arena o ponto alto da leitura.
    Isso mesmo, não deixe de ler a continuação.

    ResponderExcluir