O Menino do Pijama Listrado de John Boyne







Titulo : O Menino do Pijama Listrado
Autor : John Boyne
Editora : Companhia das Letras
Gênero : Drama /Romance
Classificação :




Sinopse :

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus.Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade,Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga.Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel ,um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.


Nessa historia Bruno um menino de 9 anos que é obrigado por seu pai a partir repentinamente com a família de Berlim onde foi criado, para no interior da Alemanha.O pai de Bruno é um oficial Alemão Nazista da alta hierarquia, subordinado a Hitler, e a nova casa é localizada nas vizinhanças do campo de concentração de Auschwitz.
Bruno esta sozinho fazendo um reconhecimento do local procurando crianças para brincar, quando encontra uma cerca e do outro lado, Shmuel ,que por coincidência do destino faz aniversario no mesmo dia que ele. Mas as coincidências acabam ai. Shmuel é um menino esperto e judeu que vive em um campo de concentração onde todos vestem a mesma roupa. E Bruno não entendia porque os pessoas do outro lado vestiam o mesmo pijama listrado .Mas as diferenças entre Shmuel e Bruno não impede que nasça uma linda e verdadeira amizade.
A historia do livro é maravilhosa ,uma leitura que vale a pena, a ingenuidade de Bruno é impressionante ( e as vezes irritante ) .Uma amizade que acontece em meio aos horrores da Segunda Guerra Mundial , e que ultrapassa as barreiras, os preconceitos e as barbaridades que acontecem . Uma historia narrada pela visão de um menino de 9 anos é realmente surpreendente e com um final inesquecível.

Trailer do filme :

30 comentários:

  1. Gente, livro LINDO né !
    O modo de escrita do autor é INCRIVEL e de fato me senti naquela época vivenciando tanto o lado dos judeus quanto os dos que não eram... *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todos falam isso e só eu não li ainda?! Maldade, querendo ler...

      Excluir
  2. Já li este livro e ele é muito lindo mesmo. Adorei.

    ResponderExcluir
  3. Ganhei esse livro de natal, estou louca para começar a ler. Ainda não comecei, pois estou terminando mais dois livros do Percy Jackson.

    Eu assisti o filme já faz bastante tempo... E gostei muito. É realmente muito triste. Quero começar a ler o livro logo, hihi

    Fers x

    ResponderExcluir
  4. Sempre fiquei na duvida se o livro é bom, pelo menos o filme é legal... Quem sabe algum dia eu leia

    ResponderExcluir
  5. Não li o livro, mas já assistir ao filme e confesso que fiquei um pouquinho traumatizada hahaha Acho que era por causa da idade e pela comoção que a história traz. O livro parece ser bom; uma bela lição de história (misturada com ficção) e com uma boa lição de vida também

    ResponderExcluir
  6. Comprei esse livro quando estava no aeroporto esperando o horario de embarcar, não consegui ler, eu deveria ter comprado algo mais leve pra ler enquanto eu estava ansiosa rs. De qualquer forma, pretendo retomar a leitura, principalmente depois de ler todos esses comentários sobre o mesmo. Parabéns pelo blog, virei fã!!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é ótimo, super recomendo! Emocionante.

    ResponderExcluir
  8. Um dos melhores que já li. A narrativa é maravilhosa, o livro é emocionate mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Acho que é dos livros mais triste que ja li!
    O filme também é bem triste!

    ResponderExcluir
  10. Só eu nunca li nem vi isso? Falam tanto e eu nunca nem cheguei perto de ler ou ver...
    Tinha de fazer isso...

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não li e nem vi o filme, mas não tô com vontade de ler, pois choro muito fácil e livro baseado na 2ª guerra mundial eu fico apenas com o que eu já li que foi Apátrida da Ana Paula. :)

    ResponderExcluir
  12. Me emocionei tanto com o filme que logo quis o livro. Não comprei ainda porque não deu, rs. Mas sei que vai ser mais emocionante ainda.

    ResponderExcluir
  13. So vi o filme e achei fantastico quero muito ler o livro, me animei ainda mais.

    ResponderExcluir
  14. Assisti o filme e adorei! Chorei.. haha
    Por isso tenho vontade de ler o livro, pois se o filme achei bom acho que o livro é ainda melhor. Bom, pelo menos geralmente o livro é melhor né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai queria ver o filme também! Todo mundo que conheço e viu diz que chorou horrores, adoro filmes que fazem isso com a gente.

      Excluir
  15. LI o livro e vi o filme e ambos são otimos, uma lição de vida.

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda não li o livro, mas assisti o filme e gostei bastante.
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Eu só vi o filme e chorei horrores. Quero ler o livro, tenho certeza que vou me emocionar ainda mais.

    ResponderExcluir
  18. Essa parece ser mais uma leitura daquelas obrigatórias, obrigatórias mesmo. Eu quero muito ler, mas tenho medo de chorrar horrores e não ficar bem por dias (não é drama, sou chorosa mesmo).

    ResponderExcluir
  19. O que falar desse livro ?
    Se o filme é incrível imagina o livro que tem mais detalhes.
    Quero muitooo ler.

    ResponderExcluir
  20. Não li o livro, mas vi um pouquinho do filme, pois me pareceu um tanto triste. Ás vezes se precisa está preparado para ler histórias assim, eu li a algum tempo O Diário de Anne Frank que fala sobre a 2 guerra, e tudo que fala sobre a 2 guerra é um tanto triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu sempre choro com livros sobre a 2º guerra. Eu sempre quis ler O Diário de Anne Frank, mas vivo adiando por que sei que o choro é inevitável.

      Excluir
  21. Eu gravei na minha vó pra assistir o filme, mas continuo adianto por não tá preparada pra ver mais sobre a 2ª guerra. ç.ç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente para ler esse tipo de história precisa está bem, pois como é real dá uma tristeza .

      Excluir
  22. Ah esse livro parece ser muito fofo e eu gostaria muito mesmo de ler ele, a capa é meio chocha mais o mais importante mesmo é o conteúdo da historia.

    ResponderExcluir
  23. Por vezes também achei a ingenuidade de Bruno irritante. Mas é compreensível, já que se trata de uma criança inocente que não faz ideia do que está acontecendo a sua volta. O que também me irritou foi ele ter dito que não conhecia Shmuel, e acabou por não defender o amigo. Mas dá pra compreender (um pouco). Bom, o livro é bem emocionante, principalmente o final. É surpreendente.

    ResponderExcluir
  24. Já vi o filme e é um dos meus preferidos, MUITO bom, impossível não se emocionar com a história. Mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas assim que puder o farei, tenho certeza que é ainda melhor que o filme. ;)

    ResponderExcluir
  25. eu estou completamente maluca para ler este livro,no momento eu estou lendo a menina que roubava livros, mas esta resenha me deixou ainda mais ansiosa para ler mais livros sobre o nazismo e tals. Parabens pela resenha

    ResponderExcluir